Bem, pessoal achei um link no Yahoo e me interessei.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080312231503AAotonw
Dizia ele...
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção.
Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou.
A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias, assim como o crescimento populacional, veio originar uma maior demanda de produtos e mercadorias.
Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este facto pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo que era a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. Também a mão-de-obra disponível em abundância favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. Assim, a burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar uma mão de obra barata e farta.
Além disso, o século XVIII foi marcado ainda pelo grande salto tecnológico nos transportes e na mecanização. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, vieram revolucionar o modo de produção.
Assim, se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro veio baixar o preço de mercadorias e acelerar o ritmo de produção.
Na área de transportes, pode-se destacar a invenção das locomotivas e dos caminhos de ferro a vapor. Com estes meios de transporte, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.
No entanto nem tudo foi positivo. Assim, se a Revolução Industrial tornou os métodos de produção mais eficientes, barateando o preço e estimulando o consumo, por outro lado, veio aumentar o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também trousseram conseqüências nocivas para a sociedade desertificando os campos e criando subúrbios urbanos degradantes muitas vezes desumanos.
Agora o Socialismo Utópico:
Também a Revolução Industrial, ao provocar a ruína de artesãos e camponeses, tornando-os míseros operários, fez surgir novas formulações sociais utópicas, e os primeiros críticos da nascente sociedade capitalista ( socialistas utópicos).
A luta dos operários deu novo conteúdo à negação da ordem
capitalista e às aspirações de construção de uma
sociedade igualitária.
Marx e Engels, avaliando as contradições, engendradas pelo desenvolvimento do modo de produção capitalista, viram a necessidade de sua superação, não como uma
realização do imaginário, mas como algo objetivo,
resultante do choque entre as forças produtivas e as relações de produção.
Nascia a teoria marxista que previa extinção do capitalismo, pelas contradições internas do próprio sistema.
Bem, agora que leram... Não sei o que intenderam, então caso queira compartilhar o que intenderam ou Se concordam... Comente, Nem que seja como Anonimo!!
Receio de que intendi que... Primeiro revolução indu. 'Vindo as maquinas' = Desemprego, e mão de obra barata, assim como "marcado de vermelho."
Seguindo-se a Revolta, dos primeiros e principais Idealistas... 'Socialistas utópicos' Karl Marx, e Friedrich Engels, = Marxismo, e Socialismo.= hoje em dia socialism. e Comunismo.
"Com a entrada de Marx e engels... O inicio do Marxismo, resultando-se assim... em Socialismo"
terça-feira, 3 de julho de 2012
Revolução industrial, Socialistas utópicos.....e Marx, e Engels
Etiquetas: Ciênciaspolíticas, EuPensador, Outros
Publicada por Veja o Universso como você nunca viu!!! à(s) 11:02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário